Reflexões sobre a Transformação Digital

Lembro-me bem de quando comecei a encarar o desafio da Transformação Digital.

Foi no final de 2015, mas começamos a trabalhar duro de fato em 2016. No início, eu era muito resistente; não queria trabalhar com isso, foi algo que me impuseram à época.

Hoje, agradeço imensamente aos gestores que me colocaram nesse desafio, pois cada vez mais entendo a dimensão dessa transformação que estamos vivenciando. Fica claro que necessitamos de profissionais dedicados a entendê-la e desafiá-la.

Esse tema nos afeta dentro e fora das nossas empresas e nos convoca, como humanos, a nos posicionar em relação a esse tal crescimento exponencial. Não é novidade para ninguém que a tecnologia está crescendo de forma extraordinária, possibilitando coisas antes nunca imaginadas.

Mas precisamos olhar além do frisson das novas tecnologias e vislumbrar como será o nosso futuro. Essa reflexão é fundamental para determinarmos como nos posicionaremos frente a tudo que está por vir.

Imagine como somos! Pergunte-se se somos bons seres humanos. Será que estamos cada vez mais próximos de sermos o melhor que podemos ser?

Pois é, isso é o que me preocupa. Como será nosso futuro com o melhor da tecnologia e o pior do ser humano? Temos realmente chances como espécie?

Estamos todos muito fascinados com as comodidades e a mobilidade dos novos tempos. Mas não nos enganemos. Para cada disrupção, existe um preço. Será que tudo que está posto é realmente sustentável? Será que somos mais livres e tomadores de decisão por podermos nos expressar em redes sociais? Ou estamos cada vez mais manipuláveis?

Então, chegamos à indubitável conclusão do que é a Transformação Digital nos mais diversos espectros da vida moderna. O processo da Transformação Digital trata da forma como nós, seres humanos, vamos nos posicionar frente às tecnologias emergentes e ao crescimento exponencial que elas provocam.

Enquanto vários grupos de futuristas debatem se o nosso futuro será abundante ou escasso, temos a árdua missão, como indivíduos, de nos tornarmos seres humanos melhores.

Só haverá um futuro ubíquo, ou seja, tudo para todos, se entendermos que o melhor da tecnologia só transforma positivamente quando há o melhor do ser humano.

Enquanto isso não acontece, eu continuo aqui na CAIXA como uma formiguinha, entre uma solução digital e outra, levando a boa nova de que precisamos nos transformar juntos em prol da nossa existência futura.

Seja você a transformação que a humanidade precisa!

Este artigo foi escrito por:

Veja também:

plugins premium WordPress